quarta-feira, 3 de junho de 2009

Regras de Handebol

Regras Básicas do Handebol

Área do Gol

Fica entre a linha de fundo e a linha de 6m. Somente o goleiro pode permanecer na área de gol. O atacante que penetra essa área é castigado com um tiro livre; se for propositadamente e não tiver a posse da bola, será dado tiro de meta. O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição, desde que isso não resulte em prejuízo para a ação do adversário. Os jogadores da defesa que pisarem na linha ou dentro da área do gol terão como penalidade um tiro livre, se isso não impedir uma clara chance de gol. Nesse caso a punição será o tiro de 7 metros.

Goleiro / Gol
O goleiro é o único jogador que pode se deslocar para qualquer posição da quadra (menos a área de gol do time adversário); é o único que pode parar ou rebater a bola com os pés (mas isso apenas na sua área), fora dela deve jogar como qualquer jogador de linha. Só será considerado gol a bola que lançada regularmente ultrapasse inteiramente a linha de gol por, dentro da baliza.

Manejo da Bola
É permitido lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira, com a ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxas e joelhos. Segurar a bola durante o máximo de três segundos, mesmo ela estando no chão. Fazer o máximo de três passos com a bola na mão. É proibido conduzir ou manejar a bola com os pés.

Comportamento

Para com o adversário
É permitido utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola. Tirar a bola da mão do adversário com as mãos abertas, não importa de que lado. Bloquear o caminho ao adversário com o corpo. É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou duas mãos, assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem as mãos.

Tiro de meta
O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos: quando, antes de ultrapassar a linha de fundo, a bola tenha sido tocada por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora, estando este dentro da sua área de gol. O tiro de meta deve ser cobrado dentro da área do goleiro, e só ele poderá colocar a bola em jogo.

Escanteio (na verdade, tiro lateral a partir do canto)
Não existe a denominação de escanteio no handebol, mas é ordenado um tiro lateral no ponto de união entre a linha de fundo e a linha lateral, desde que a bola tocada pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo (sem que o goleiro desta tenha tocado na bola). Se a bola for defendida pelo goleiro e sair pela linha de fundo é ordenado um tiro de meta.

Tiro lateral
O lance lateral é ordenado desde que a bola tenha ultrapassado totalmente a linha lateral ou quando a bola toca o teto ou qualquer outro objeto suspenso sobre a quadra de jogo (placar eletrônico, cartazes, etc.). Ao ser cobrado o jogador deverá manter um pé sobre a linha lateral e o outro fora da quadra, caso isto seja desrespeitado o árbitro poderá ordenar nova cobrança de lateral ou aplicar reversão, dando o direito da cobrança à equipe adversária.

Tiro de 7m
Este lance apenas é ordenado com a execução de uma falta grave sobre o adversário; no momento da cobrança os jogadores da defesa e ataque deverão permanecer 3 metros atrás da linha de 7m, isto é, 1 metro atrás da linha de 9 metros. O jogador que for cobrar deverá manter um pé fixo perante a linha de 7m, não podendo invadi-la ou mover este pé.

Tiro livre
É ordenado lance livre nos seguintes casos: entrada ou saída irregular de um jogador; mau comportamento; faltas cometidas pelos jogadores na área de gol; lançamento intencional da bola para sua área de gol; faltas do goleiro; execução ou conduta irregular nos lances de lateral, escanteio, livre, tiro de meta e 7m; atitude antidesportiva. Para o tiro livre um dos pés deverá estar em contato com o solo.

Execução
Antes da execução de todos os lances citados acima a bola deverá estar na mão do lançador e todos os jogadores deverão ter tomado a posição regularmente. (Apenas o lançador pode tocar na bola e este não deve ficar batendo-a contra o chão (driblando, pois o árbitro pode considerar o lance como cobrado e aplicar reversão da jogada. Da mesma forma, não é permitido saltar durante a execução de um tiro livre.

PUNIÇÕES


Cartão Amarelo
Serve para advertir qualquer atleta ou técnico. Aplicado em algumas faltas, por reclamações ou quando após uma falta o jogador não deixa a bola no lugar indicado, podendo variar com o critério de cada árbitro.

Exclusão

Dois Minutos
: - Este apenas é aplicado a jogadores. Quem receber esta punição deve permanecer fora da partida durante um período de dois minutos (que será controlado pelo cronometrista), e após podendo retornar ao jogo com permissão da mesa de arbitragem. Durante este período o time fica com um jogador a menos, esta punição é geralmente aplicada a faltas desnecessárias e a substituições incorretas.

Cartão Vermelho: (ou desqualificação)
Ao ser aplicado um Cartão Vermelho o jogador deve retirar-se da quadra, não podendo nem permanecer no banco de reservas e nem voltar mais a partida. O time permanece durante dois minutos com um jogador a menos e após pode completar o time com outro jogador. (O jogador que receber mais que 3 "Dois Minutos" durante a partida é automaticamente desqualificado, sofrendo todo o processo acima descrito)

Expulsão
Este é um recurso extremo da arbitragem, utilizado apenas em casos de agressão física e verbal. O jogador que sofrer exclusão não pode voltar a quadra e nem se sentar no banco de reservas, e seu time permanece até o fim da partida com um jogador a menos. Também é considerado agressão se um jogador cospe no outro. Se acertar, o jogador será expulso. Se errar, o time tem que ter algum jogador experiente

Localização da Arbitragem
O jogo é dirigido por dois árbitros, assistidos por um secretário e um cronometrista.


Os Árbitros
Os dois árbitros(juízes) atuam em conjunto tanto nos lances de defesa e ataque de ambos os times. (geralmente um árbitro se situa na linha de fundo, de um lado da quadra, e o outro na linha de meio campo, do outro lado da quadra). Eles atuam em cooperação e suporte mútuos, observam além do foco do jogo, todos os outros jogadores.

O Secretário
Este fica sentado na mesa de arbitragem, possui a súmula da partida e deve computar todas as estatísticas do jogo, para auxiliar os juízes (tal como: número de gols; quem marcou o gol; número de cartões amarelos, dois minutos e faltas de cada jogador).

O Cronometrista
É quem controla o tempo da partida, também está sentado à mesa de arbitragem. Possui um cronômetro que deve ser interrompido toda vez que os juízes ou os técnicos dos times assim solicitarem. Também é sua função cronometrar os lances de "dois minutos", sendo ele responsável pela volta do atleta ao jogo, sinalizando a ele e autorizando a sua entrada sem necessidade de interrupção da partida.

2 comentários:

Unknown disse...

=/
eu acho q eu to ferrada pow nao entendi nada

Sobre min ! disse...

eu tbm não :s